"BROGUI" DO MAZZO

16/02/2009 - Mais algumas impressões da "Moto Gorda"

Bem amigos moto-andantes. ...

Desde que eu comprei a FAT BOY estava querendo fazer um Iron Butt para "testar a máquina". Como o mano Aristides também comprou uma FX recentemente, programamos um IRON BUTT para fazer os devidos testes..

Vou comentar algumas novas considerações:

A Ana FATima foi pra revisão dos 8 mil km semana retrasada. Não sei porquê mas esta revisão já foi bem diferente da primeira, pois fui muito bem atendido na Harley pelo pessoal do pós-venda, se eu não me engano foi o Alessandro e Jean. Deixei a moto na terça-feira e me prometeram para quinta, final da tarde. Na quinta a tarde liguei e fui informado que ela já estava pronta para eu buscar. Como estava meio corrido, fui buscá-la no sábado e aproveitei para tomar um cafezão. Eu havia solicitado que vissem algumas coisas que deveriam ser acertadas e parece-me que viram tudo, inclusive chamou o mecânico para dar alguns esclarecimentos. Tenho a dizer que o atendimento foi nota 10. A única coisa que não gostei nem um pouco foi o preço da revisão. Enquanto o GDM já postou mensagem que pagou R$ 120,00 na revisão da Honda Varadero, eu amarguei mais R$ 700,00. Se eu considerar o prazo entre a primeira e a segunda revisão, que foi de mais ou menos 2 meses, terei um custo superior a R$ 4.000,00 por ano, isso considerando só as revisões normais, de 8 em 8 mil kms, sem considerar as trocas de óleo que recomenda-se fazer de 4 em 4 mil km, aí o custo será bem superior a R$ 5.000,00 por ano. Ainda estou pensando, mas é bem provável que as próximas revisões eu faça no Célio ou no Mascaro, pq este custo tá muito superior ao custo de manutenção de moto usada.

Posso comentar alguns detalhes dos testes da Ana FATima. Sobre a FX deixo pro Aristides falar.

1 - Quando tive a shadow e a dragstar, a velocidade máxima confortável era até 120 km/h, a a partir daí o vendo já incomodava um pouco. Na FAT BOY, essa velocidade gira nos 140 km/h. Próximo de 160 km/h a posição de pilotagem já incomoda um pouco com o vento te jogando pra trás.

2 - Como ainda só mudei o banco do garupa, o do piloto é o original. Digo que ele é um pouco duro. Depois de uns 1000 kms rodados já tava com as nádegas incomodando, era hora de parar e pedir para um gaúcho fazer massagem, rsssss. Este problema do banco vai ficar por conta do Peninha, que logo logo eu dou um jeito.

3 - Como no relato anterior, um grande problema são aquelas plataformas dianteiras. Preciso trocá-las por pedaleiras urgentemente. Além de deixar as pernas numa posição desconfortável, a partir dos 140 km/h o vento é muito forte e é difícil segurar as pernas junto ao tanque. Isso também será possível resolver.

4 - Manete da embreagem. Isso tanto eu quanto o Aristides reclamamos. As embreagens da Harley são muito duras. Depois de 1000 kms rodados já começavam a fazer calos nos dedos. O Aristides até comentou que já estava trocando da 3a. para a 5a. marcha direto, só pra evitar apertar a embreagem mais uma vez. Isso é um problema sério da Harley que não tem como resolver. Só mudando todo o sistema mesmo.

5 - Estabilidade: Rodamos em várias velocidades em tempo seco e com chuva e posso dizer que a moto é bem estável. Segura firme no chão e te dá muita confiança.

6 - Dirigibilidade: Na estrada em certa velocidade é muito boa e bem fácil de conduzi-la, mas na cidade, devido ao peso enorme ela é bem pesada, qualquer bobeada você não segura mais a moto. Mas afinal, toda custom é uma estradeira, não é pra ficar dando voltinhas na cidade.

7 - Problemas: Não tivemos qualquer problema com as motos. Não soltou nenhum parafuso, não vazou óleo, não quebrou nenhum acessório, etc. Como já tinha comentado anteriormente, a moto é muito macia, nem parece uma custom. E olha que chegamos a pegar alguns trechos de estrada mais ou menos, tipo aquelas valetas causadas pelos caminhões que deixam muita "costela" na pista.

Bom, por enquanto é isso, no balanço geral a moto é boa e eu recomendo, mas prepare-se com o alto custo das revisões e manutenções. O motorzão de 1.600 cc responde bem e te dá muita confiança, principalmente nos momentos que você precisa de potência, com ultrapassagens rápidas, etc.

Um grande MazzoAbrax.

E vamo que vamo que já tá na hora de trocar o óleo novamente, putsss...... la vai $$$$$$.